Especial Iniciantes: Guia para comprar materiais

21 mar
 

Olá Pessoal!

Recebo muitos emails diariamente de meninas querendo começar a confeccionar bijus e não sabem por onde começar.
Para iniciar você precisa adquirir os materiais básicos que vai precisar para confeccionar todas as tais como: alicates, colas, palitos, elos e alfinetes.
Já Os materiais para montagem não tem uma lista pré definida.
Você vai adquirir de acordo com o seu gosto e critério.
Assistindo nossos vídeos você terá uma noção de que precisa para confeccionar determinada peça e vai conhecendo os materiais utilizados nas confecções.
Temos também alguns kits semi prontos que são ótimos e facilita muito para quem está começando.

Preparei um guia de materiais com as funções e para que pode ser utilizado para ajudar a você que quer começar adquirir seus materiais.

936704_475522929196303_1692551694_n

As informações a seguir são importantes e devem ser observadas principalmente nas primeiras compras de materiais para montagem de suas bijuterias.

• Existem várias espessuras de fio de nylon. As mais utilizadas são os números 0,25 e 0,30. Dependendo do peso da peça e do material utilizado é necessário o uso de um fio mais grosso. O fio transparente é o mais utilizado mas também é possível combinar a cor do fio com a cor da matéria-prima a ser usada na peça.

• Existem outros tipos de fios para a confecção de bijuterias: as linhas, os fios encerados, os fios de seda, camurcinha, couro tração, silicone, entre outros. São encontrados em várias espessuras e cores e vendidos por metro.

• Os acabamentos podem ser feitos com terminais, mini terminais ou tips. Eles prendem os fios e são bases de colocação dos fechos e elos, utilizados no acabamento de colares, pulseiras e brincos.

• Os elos e fechos são encontrados em vários tamanhos. Os elos unem e fecham peças e os fechos são acabamentos finais das peças.

• Os fechos mais comuns e utilizados são as lagostas. Existem também os de encaixe, imã, entre outros.

• Bases de brinco são encontradas em vários modelos e tamanhos, também em cores de banhos diferentes. Podem ser fixas ou em pingentes, com tarraxas ou anzol. As principais tarraxas são encontradas em silicone ou metal.

• Alfinetes com cabeça são utilizados como base de montagem de brincos, colares, etc. são utilizados para confecção de pingentes.

• Contrapinos já são comprados com um elo pronto em uma das pontas facilitando a montagem e manuseio do mesmo para a montagem das peças. É utilizado também para confecção de colares, pulseiras e brincos.

• Os alicates são essenciais na montagem das peças. Os mais utilizados são:
Alicate de ponta chata, que serve para fechar terminais; tips e elos.
Alicate de ponta redonda, ideal para modelar arames, alfinetes e contrapinos, Facilita o manuseio dos elos e terminais.
Alicate de corte, que corta e apara pontas de fios, arames, alfinetes e outros.

• Os cabides são peças muito utilizadas em colares e pulseiras, principalmente oferecem um número maior de saídas para a confecção de peças com mais voltas. São de metal e podem ser encontrados com dois, três, quatro, ou mais orifícios e com formatos diferenciados uns dos outros.

• As correntes são vendidas por metro e tem várias espessuras. Servem como extensoras de colares e pulseiras e para confecção e união de peças e componentes.

• As colas são idéias para execução de colagem e fixação das pedras, strass, fios nos terminais e fechos, entre outros materiais. Existem as colas de secagem rápida, secagem lenta, de mistura e contato. São encontradas em vários tipos de embalagens. As mais indicadas são:
Cola universal: para couros, fitas, carmuça e chatons de resina.
Cola gepoxi: para strass, correntes, chatons de fundo prata e de resina.
Cola teckbond ou pegamil Bond: para couros.
Cola pano: para fio encerado.
Cola Jeans: para trabalhos em feltro.

• Para colagem de Pedras em metais utilize somente a cola de dois componentes “Gepoxi”, nunca utilize outra cola.

• Os pingentes são peças usadas para ornamentar colares, pulseiras e brincos. São encontradas em metais variados, resinas, cristais ou pedras.

• Os cristais podem ser de vidro (ou verdadeiro), acrílicos ou plásticos. São materiais que dão sofisticação as peças. Encontrados em vários formatos. Seus tamanhos de 2 a 12 são os mais procurados; os números representam milímetros no tamanho dos cristais. Os plásticos não tem acabamento perfeito mas são mais baratos, os de acrílico imitam bem os verdadeiro, só não tem o mesmo brilho e os de vidro tem um brilho magnífico.

• As contas são encontradas em vários tamanhos, formatos e cores, podendo ser de vidro e plásticas. Vendidas por peso seu preço pode variar entre seus tamanhos e materiais, sendo as plásticas mais baratas que as de vidro, que por sua vez são mais bonitas. Seus tamanhos são baseados em números assim como os cristais.

• O strass pode ser unitário ou em metro. Os unitários são utilizados nas cavidades dos metais e os em metro podem ser utilizados em vários trabalhos colados ou soltos.

• Não poderíamos deixar de falar dos chatons. Esses são os materiais com maior variedade que o mundo das bijuterias poderia ter. São encontrados em vários tamanhos, materiais e cores.

Procure comprar pequenas quantidades de materiais podendo assim comprar uma variedade maior de cores, peças e metais.

Utilize a mesma técnica para montar diferentes peças, experimente trocar as cores e os materiais utilizados na montagem.
Se ficar alguma peça encalhada e não vender, desmonte, recicle, crie novamente e aproveite o mesmo material usado na peça anterior, assim não terá desperdício e exercitará ainda mais a sua criatividade.

Espero que esse guia tenha ajudado a tirar suas dúvidas.
Caso ainda fique com alguma não deixe de nos contactar.

Um bju e até o próximo post.

Maris Martins

 

Tags:

 
 
 

Você também vai gostar de:

Comentários

 
 

Goiabeira - MG (33) 3262-1126 | contato@fabriquebiju.com.br

Subir

Fabrique Biju© 2014, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Razão Social: MARISNETE MARTINS AMORIM - CNPJ: 14.426.921.0001-25 Endereço: Praça da Matriz, 51 A - Centro - Goiabeira/MG - CEP: 35248-000